Páginas

sábado, 29 de maio de 2010

PROJETO FORMAR EM REDE



Educação Infantil
Espaço e Tempo de Alegria

Aconteceu no dia 28-05-2010 o XVII FORMAR EM REDE uma realização da Prefeitura Municipal de Uberlândia através do CEMEP - Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz. O encontro mais uma vez foi realizado na Comunidade Shalom. Aconteceram 2 turnos (manhã e tarde) com a mesma programação.

Público Alvo: Todos os professores das Unidades de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Uberlândia e Unidades Conveniadas.

Objetivos:
Capacitar os professores da Educação Infantil possibilitando intervenções na sua prática pedagógica. Propiciar condições para pensar na própria organização do trabalho pedagógico em sua instituição no que se refere ao espaço e tempo de alegria.







METODOLOGIA:







Relatos de Experiências
Tema: Forma <=> Ação Continuada: Práticas Interativas na Educação Infantil
Palestrante: Célia Maria Tavares: "Uma mão ajuda a outra, pode ver"

Tema: Ambientes de Aprendizagem







Palestrante: Márcia Cabral - UMEI Águas Claras - BH 
EDUCAÇÃO INFANTIL... QUE ESPAÇO É ESSE?
Márcia Cabral entrou em cena muito criativa, com uma saia de fitas coloridas, cantando e tocando "tambor" feito de garrafão d'água vazio e enfeitado de tiras coloridas. No transcorrer da palestra sempre indagava: "Educação Infantil.. Que espaço é esse?"
Citou algumas referências:   


"Os Cem Linguagens da Criança " de Loris Malaguzzi




(Bia Bedran)






Quintal


Brincar no quintal 
Prá renascer a criança 
Moleque levado saci-pererê... 
Que quer andar solto no mato, 
Mas vive trancado dentro de você.
...




Damos autonomia mesmo ou só de boca pra fora?
O EMEI Cora Coralina foi muito citado pela palestrante.
Trouxe das "Águas Claras" muitas dicas e exemplos de organização e aproveitamento do espaço infantil.
E nos explicou que Águas Claras foi inspirado nos versos de Jorge Vercílio:

Teve momento de forte emoção da Márcia em nos demonstrar o quanto é feliz com a profissão de educadora.

Tema: Práticas de sucesso para essência da vida.
Palestrante: Leila Maria Cardoso Santos

ROTINA ESCOLAR

A rotina escolar é uma seqüência de atividades que visam a organização do tempo que a criança permanece na escola.

Apóia-se na reprodução diária de momentos e nos indícios e sinais que remetem às situações do cotidiano.

A Espinha Dorsal Da Rotina São Alguns Marcos Temporais Que Quase Nunca Se Alteram: A Chegada, A Roda, O Lanche, O Pátio, O Sono e A Saída.


RODA

A roda faz parte da rotina diária da turma, sendo sempre a primeira e a mais importante atividade do dia.
Na roda exploramos muito a linguagem oral por meio de músicas, cartões de linguagem e história, além do trabalho realizado com a expressão corporal.
As atividades possibilitam a ampliação do vocabulário e o desenvolvimento da linguagem, tornando a comunicação da criança mais clara e com frases mais estruturadas.
Quanto mais às crianças puderem falar em situações diferentes mais poderão desenvolver suas capacidades de maneira significativa.
Para Lev Vygotsky  “ A identidade autonomia, estão intimamente ligadas as relações estabelecidas com o grupo.”


REGISTRO DO DIAGNÓSTICO

São feitos registros de observação de cada criança no final do dia, facilitando assim a elaboração do diagnóstico trimestral, o qual é apresentado e entregue aos pais nas reuniões, com o objetivo de transmitir como está sendo o desenvolvimento do seu filho.

O Livro utilizado como referência e suporte para este diagnóstico é Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999. 2. BRASIL. Ministério da Educação. De BASSEDAS, Eulália; Huglet, Teresa; Sole, Isabel.


TRABALHO EM EQUIPE

Não somos concorrente e sim parceiros...
Ser integradores, aliado s com nossos pares...
O que torna nossa escola Única?
Qual a nossa Marca?
Que tipo de tratamento me traz um DIFERENCIAL?
O que nos dá ORGULHO?
Sair do padrão... Se tornar único... Isto é a META.


As particpantes:

  
Lourane, Marilí, Karina, Camila, Darla, Suziane, Jaqueline, Sônia Regina
E a nossa busca pelo aprendizado continua...
1º III







Nenhum comentário:

Postar um comentário