Páginas

sábado, 29 de maio de 2010

PROJETO FORMAR EM REDE



Educação Infantil
Espaço e Tempo de Alegria

Aconteceu no dia 28-05-2010 o XVII FORMAR EM REDE uma realização da Prefeitura Municipal de Uberlândia através do CEMEP - Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz. O encontro mais uma vez foi realizado na Comunidade Shalom. Aconteceram 2 turnos (manhã e tarde) com a mesma programação.

Público Alvo: Todos os professores das Unidades de Educação Infantil da rede municipal de ensino de Uberlândia e Unidades Conveniadas.

Objetivos:
Capacitar os professores da Educação Infantil possibilitando intervenções na sua prática pedagógica. Propiciar condições para pensar na própria organização do trabalho pedagógico em sua instituição no que se refere ao espaço e tempo de alegria.







METODOLOGIA:







Relatos de Experiências
Tema: Forma <=> Ação Continuada: Práticas Interativas na Educação Infantil
Palestrante: Célia Maria Tavares: "Uma mão ajuda a outra, pode ver"

Tema: Ambientes de Aprendizagem







Palestrante: Márcia Cabral - UMEI Águas Claras - BH 
EDUCAÇÃO INFANTIL... QUE ESPAÇO É ESSE?
Márcia Cabral entrou em cena muito criativa, com uma saia de fitas coloridas, cantando e tocando "tambor" feito de garrafão d'água vazio e enfeitado de tiras coloridas. No transcorrer da palestra sempre indagava: "Educação Infantil.. Que espaço é esse?"
Citou algumas referências:   


"Os Cem Linguagens da Criança " de Loris Malaguzzi




(Bia Bedran)






Quintal


Brincar no quintal 
Prá renascer a criança 
Moleque levado saci-pererê... 
Que quer andar solto no mato, 
Mas vive trancado dentro de você.
...




Damos autonomia mesmo ou só de boca pra fora?
O EMEI Cora Coralina foi muito citado pela palestrante.
Trouxe das "Águas Claras" muitas dicas e exemplos de organização e aproveitamento do espaço infantil.
E nos explicou que Águas Claras foi inspirado nos versos de Jorge Vercílio:

Teve momento de forte emoção da Márcia em nos demonstrar o quanto é feliz com a profissão de educadora.

Tema: Práticas de sucesso para essência da vida.
Palestrante: Leila Maria Cardoso Santos

ROTINA ESCOLAR

A rotina escolar é uma seqüência de atividades que visam a organização do tempo que a criança permanece na escola.

Apóia-se na reprodução diária de momentos e nos indícios e sinais que remetem às situações do cotidiano.

A Espinha Dorsal Da Rotina São Alguns Marcos Temporais Que Quase Nunca Se Alteram: A Chegada, A Roda, O Lanche, O Pátio, O Sono e A Saída.


RODA

A roda faz parte da rotina diária da turma, sendo sempre a primeira e a mais importante atividade do dia.
Na roda exploramos muito a linguagem oral por meio de músicas, cartões de linguagem e história, além do trabalho realizado com a expressão corporal.
As atividades possibilitam a ampliação do vocabulário e o desenvolvimento da linguagem, tornando a comunicação da criança mais clara e com frases mais estruturadas.
Quanto mais às crianças puderem falar em situações diferentes mais poderão desenvolver suas capacidades de maneira significativa.
Para Lev Vygotsky  “ A identidade autonomia, estão intimamente ligadas as relações estabelecidas com o grupo.”


REGISTRO DO DIAGNÓSTICO

São feitos registros de observação de cada criança no final do dia, facilitando assim a elaboração do diagnóstico trimestral, o qual é apresentado e entregue aos pais nas reuniões, com o objetivo de transmitir como está sendo o desenvolvimento do seu filho.

O Livro utilizado como referência e suporte para este diagnóstico é Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999. 2. BRASIL. Ministério da Educação. De BASSEDAS, Eulália; Huglet, Teresa; Sole, Isabel.


TRABALHO EM EQUIPE

Não somos concorrente e sim parceiros...
Ser integradores, aliado s com nossos pares...
O que torna nossa escola Única?
Qual a nossa Marca?
Que tipo de tratamento me traz um DIFERENCIAL?
O que nos dá ORGULHO?
Sair do padrão... Se tornar único... Isto é a META.


As particpantes:

  
Lourane, Marilí, Karina, Camila, Darla, Suziane, Jaqueline, Sônia Regina
E a nossa busca pelo aprendizado continua...
1º III







quinta-feira, 27 de maio de 2010

Não somos mais crianças!!!

Passou-se tanto tempo e resolvemos voltar aos estudos. Agora somos esposas, mães e até avós!! Tivemos a companhia da Dona "M" de 78 anos em nossa sala de aula!! Professores estão preparados para assumirem essa nova realidade?   Agora é diferente, "você tem a formação e eu tenho a vontade de aprender". Que impacto né? Professores são acostumados à trabalhar o desinteresse dos alunos em idade compatível e isso é para eles um desafio a ser enfrentado.  Nós crescemos e temos consciência que queremos aprender! E hoje compreendemos que tanto os alunos aprendem com o professor quanto o professor aprende com os alunos. É uma troca. Pelo menos é o que temos aprendido neste curso! A realidade não pode ser diferente.
Marilí


Andragogia 
(do grego: andros - adulto e gogos - educar), é um caminho educacional que busca compreender o adulto.


 A Andragogia significa, “ensino para adultos”. Andragogia é a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade (escola da vida). O aprendizado é factível e aplicável. Esse aluno busca desafios e soluções de problemas, que farão diferenças em suas vidas. Busca na realidade acadêmica realização tanto profissional como pessoal, e aprende melhor quando o assunto é de valor imediato. O aluno adulto aprende com seus próprios erros e acertos e tem imediata consciência do que não sabe e o quanto a falta de conhecimento o prejudica. Precisamos ter a capacidade de compreender que na educação dos adultos o currículo deve ser estabelecido em função da necessidade dos estudantes, pois são indivíduos independentes autodirecionados. 

Na Andragogia a aprendizagem adquire uma particularidade mais localizada no aluno, na independência e na auto-gestão da aprendizagem, para a aplicação prática na vida diária. Os alunos adultos estão preparados a iniciar uma ação de aprendizagem ao se envolver com sua utilidade para enfrentar problemas reais de sua vida pessoal e profissional. 
A circunstância de aprendizagem deve caracterizar-se por um "ambiente adulto". A confrontação da experiência de dois adultos (ambos com experiências igualadas no procedimento ativo da sociedade), faz do professor um facilitador do processo ensino aprendizagem e do educando um aprendiz, transformando o conhecimento em uma ação recíproca de troca de experiências vivenciadas, sendo um aprendizado em mão dupla. 
São relações horizontais, parceiras, entre facilitador e aprendizes, colaboradores de uma iniciativa conjunta, em que os empenhos de autores e atores são somados. A metodologia de ensino e aprendizagem fundamenta-se em eixos articuladores da motivação e da experiência dos aprendizes adultos. 

Nesse processo os alunos adultos aprendem compartilhando conceitos, e não somente recebendo informações a respeito. Desta coexistência e participação nos processos de decisão e de compreensão podem derivar contornos originais de resolução de problemas, de liderança, identidades e mudanças de atitudes em um espaço mais significativo. 

Em classes de adultos é arriscado assinalar quem aprende mais: se o professor ou o estudante. Na educação convencional o aluno se adapta ao currículo, mas na educação de adulto, o aluno colabora na organização do currículo. A atividade educacional do adulto é centrada na aprendizagem e não no ensino, sendo o aprendiz adulto agente de seu próprio saber e deve decidir sobre o que aprender. Os adultos aprendem de modo diferente de como as crianças aprendem. Portanto é essencial que os métodos aplicados também sejam distintos. A finalidade é o de propor como o adulto aprende, não avaliar sua capacidade de aprendizagem. A aprendizagem procede mais da participação em tarefas , do estudo em grupo e da experiência. O papel do educador é facilitar a aprendizagem, enfatizando, nesse procedimento, a bagagem de informação trazida por seus educandos. 
Ref: Gabriel Perissé 

Autora: Amelia Hamze 
Educadora 
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos

http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/andragogia.htm

Curso AACD




Aconteceu no Auditório da Câmara Municipal dia 22 de maio de 2010 de 7h30 às 17h30


Drª Nívea - Neuropediatra
Drº Oscar - Ortopedista
AACD Uberlândia

Equipe Multidisciplinar da AACD Uberlândia


Participantes


Yone - Pedagoga AACD - São Paulo

O Curso foi maravilhoso!!
A Yone deu um show de descontração, criatividade e ensinamentos.
Marilí


Não focar nas dificuldades e sim na vitória

Assim como em toda Família a Escola também tem seus desajustes. A imperfeição é nata do ser humano. Se temos enfrentado algumas dificuldades no decorrer do Curso é sinal de que a Escola ainda é constituída de seres  humanos eternamente em construção. Isso significa que para construir um ideal de vida precisamos muitas vezes enfrentar situações desagradáveis, mas que o acabamento desta construção é que irá dar o toque final da obra.
Por isso queremos acreditar que a partir de agora o Curso começará uma nova fase de reconstrução. Queremos acreditar que ainda há esperanças de alcançar o objetivo traçado e que ao final nós poderemos olhar para trás e agradecer a Deus pelas conquistas alcançadas e os méritos atribuídos.
Que a nova Vice-Direção seja bem-vinda e que consiga dar um novo ânimo e incentivo a todos.

Agradecemos a Diretora que demonstrou atenção às nossas solicitações e deu-nos a oportunidade de diálogo.

Aos nossos Professores desejamos que o trabalho seja reconhecido e cada vez mais aprimorado. Que a integração entre si seja constante.

E deixamos um recadinho às Alunas: TODAS SÃO MUITO IMPORTANTES!!! Perseverem!!

1º III

"CirAndando" - Núcleo de Contadores de Histórias


EUNIÕES FORMATIVAS  -  ANO 2010
Realização: IAT-FIEMG-INDERC-Biblioteca Municipal JK
Aula inaugural, dia 10 de fevereiro de 2010
Histórias de bichos falantes
·                         Histórias de realeza
·                         Histórias heróicas
·                         Folclore e cultura ameríndia
·                         Desafios e adivinhações
·                         Histórias de mistério
·                         Histórias da mitologia greco-romana
·                         Histórias de outras culturas
·                         Aventuras, relatos de vida
·                         Histórias cantadas
·                         Histórias bordadas
·                         Bonecas, marionetes, fantoches 
·                         Poesias infantis
·                         Monteiro Lobato
·                         etc. 
CALENDÁRIO  2010 - (reuniões formativas das 8:00h.  às 11:15h., às quartas-feiras)

10  -  fevereiro            17  -  março               14  -  abril              19  -  maio        
16  -  junho                 07  -  julho                11  -  agosto           15  -  setembro  
06  -  outubro             10   -  novembro         08  -  dezembro 
Alguma dúvida, pode ligar no 3234-1600 (de 9h às 17h)





Marilí

Palestra: A Criança Autista na Escola Inclusiva

Aconteceu na Faculdade Católica 21/05/2010

Palestrantes:
Fausta Cristina Reis - Psicopedagoga
e
Maria Rosa, mais conhecida por  Bia (Beatriz)

Bia trouxe para a palestra um material em vídeo para mostrar o desenvolvimento de seu filho Bruno. Relatou toda a evolução e diagnóstico do Autismo.
Fausta abordou a temática com índices, autores de obras sobre o tema, diagnósticos, experiências vividas e vídeos reflexivos.


Percebi o quanto somos rápidos em julgar os comportamentos inadequados como sendo culpa dos pais e ou cuidadores que não educaram às crianças. Algumas crianças com desvios de comportamento podem ser portadoras de certas "síndromes", até então, desconhecidas pela maioria das pessoas.
Marilí


Palestra: A vida é muito curta para apequená-la

Professor MARIO SERGIO CORTELLA



30/03/2010 – CURTIR É VIVER  DIGA SIM A VIDA




Participamos do evento CURTIR É VIVER que desta vez apresentou a Palestra do Professor Mario Sergio Cortella.
Foi muito gratificante poder adquirir  os conhecimentos transmitidos pelo Professor. A mensagem central da palestra foi: "nós vamos morrer"
A partir desta reflexão devemos pensar: "Qual é a tua obra?" nome de um dos livros de Cortella. Saber definir bem o que é "essencial" e o que é "fundamental" na vida. 
 Para finalizar uma frase:
“O mundo que vamos deixar para os nossos filhos depende dos filhos que estamos deixando nesse mundo.”